Dr.Thiago Melo (cirurgião vascular) apostou no Triathlon
para buscar um novo condicionamento; Resultados
mostram que vale a pena praticar esportes

Triatleta amador desde junho de 2016, o cirurgião vascular Thiago Melo optou por mudar de vida e ter uma rotina de treinos mais intensa. Nunca havia corrido, nem pedalado, muito menos nadado anteriormente, então, o desafio foi intenso para alguém que na época aos 33 anos de idade iria começar do zero. Chegou a pesar 97 kg com seus 1,74m de altura em 2012, e garante, o exercício físico e o esporte salvaram sua vida.

Chegou a ficar hipertenso, pré-diabético, utilizando medicamentos, e ainda teve o colesterol elevado e perda de função dos rins. Resolveu mudar de vida e retornar a um estilo de vida saudável e aos esportes (antes competia Jiu-Jitsu). Após decidir pelo “Endurance” e ainda mais pelo triatlo, optou por provas mais curtas de inicio e há um ano e meio, após passar a integrar a MF Racing do triatleta de elite Marcus Fernandes, deu inicio a preparação para provas longas, incluindo o meio Ironman (nada 1,9km, pedala 90km e corre 21km) e por final a cereja do bolo, o Ironman FullDistance este ano (nada 3,8km, pedala 180km e corre 42km).

Dr. Thiago Melo que é integrante da equipe de Triathlon dos Brabos do Cerrado, que conta com vários atletas amadores, passou a visualizar no Triathlon, além de um estilo de vida, um esporte onde elite e amadores se interagem e te dá uma visibilidade boa tanto local quanto nacional. “Além da preparação especifica para o Triathlon, o ideal é sempre manter as massagens semanais, fisioterapia e horas de descanso, tentando ao máximo evitar lesões. Associado a isto tudo, é iniciado o fortalecimento muscular com a musculação e o alongamento com o Pilates”, disse.

Com uma rotina intensa dividida entre a Bahia e São Paulo, onde trabalha, Dr. Thiago Melo (como alguém que opera todos os dias e ainda é professor universitário), consegue achar tempo na rotina para poder não só se exercitar, mas ser um atleta. Para ele a programação de tempo é essencial e viabiliza a todos a prática de exercício. Obviamente que existirão algumas concessões e outras abdicações, mas, 80 a 90% dos treinos semanais são concluídos com êxito.

“Buscamos treinar sempre pensando nas competições, estas sim te deixam em estado de êxtase. Passar por aqueles pórticos de chegada é uma sensação indescritível de prazer. O Triathlon, como todo Endurance, é uma briga entre a mente e o corpo, e quem pratica tem que ter a mente mais forte que o corpo, impedindo que se desista no meio do caminho por achar que não consegue finalizar a prova. Como se imaginaria alguém nadar 4km, pedalar 180km e correr 42km? E se disser que o mesmo ainda fez a maratona do Rio de Janeiro 7 dias após a conclusão do Ironman?

Mente preparada

Para o Dr. Thiago Melo, ‘mente sã’ é tudo. “Pois é, a mente manda no corpo, ela quem define suas metas e seus limites. Meu conselho é que quem quer se preparar para um Endurance tem que escolher os melhores profissionais para o acompanhamento sempre. Além disso, aperfeiçoe sua rotina de trabalho de forma que consiga descansar bem (eu ainda não consegui isto), e se cobre apenas na medida em que for evoluindo. Todos nós somos capazes, basta ter coragem de sair da zona de conforto”, concluiu.


comentários