Saiba se realmente existe produto ideal para cada tipo de cabelo

Com várias fórmulas e tipos, o shampoo tem grande importância no cuidado capilar. A sua função é resumida basicamente em higienizar, eliminar gorduras e limpar o couro cabeludo, abrindo as cutículas do fio afim de preparar o cabelo para receber tratamento. Com a variedade existente no mercado é importante saber escolher o produto que será mais eficiente para o cabelo.

A importância da lavagem

Aliada a escolha correta do shampoo, uma boa lavagem proporciona saúde para os fios de forma eficaz. Geralmente é recomendado que a lavagem seja feita duas vezes, uma para retirar a sujeira e a outra para abrir as cutículas. Segundo a especialista em tricologia Lívia Lavagnoli, lavar o cabelo de forma correta é uma tarefa simples porém muito importante. “O shampoo deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo, com massagem feita de forma suave. É importante se atentar também que não se deve usar uma grande quantidade de produto”, explicou.

Variedade de produtos

A doutora Lívia Lavagnoli afirma que os shampoos concentram os nutrientes de acordo com o tipo de cabelo. “Um shampoo para cabelos cacheados possui mais óleos em sua composição pois esse tipo de cabelo geralmente é mais seco. O seu uso para cabelos lisos pode acentuar a oleosidade do couro cabeludo” afirmou.

Existem três tipos de shampoos: leitoso, perolado e transparente, que se subdividem em diversos outros tipos. É importante observar as características de cada um para escolher o que mais se adequa ao cabelo. Segundo a especialista Lívia, além da escolha do shampoo adequado, é necessário investir em alguns cuidados diários. “Hábitos como não lavar o cabelo em água quente, não dormir com o cabelo molhado e evitar o uso do condicionador da raiz são essenciais para cabelos mais tratados”, concluiu.

Shampoo Leitoso: Mais hidratante, é adequado para cabelos tingidos e mais secos;

Shampoo Perolado: Intermediário entre o transparente e o leitoso, promovendo uma limpeza mais suave;

Shampoo Transparente: É mais neutro, indicado para limpeza do couro cabeludo.

Fonte: Lívia Lavagnoli, médica dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em tricologia médica (@dralivialavagnoli).


atualizado em 14/08/2019 - 16:07

comentários