Entenda as causas do aumento da obesidade no país e como tratar

A obesidade tem crescido no Brasil nos últimos anos. Segundo dados divulgados pela Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018), a taxa de obesidade do país cresceu de 11,8% para 19,8% entre 2006 e 2008. Os estudos ainda mostraram que 55,7% dos brasileiros tem o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do valor ideal segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Causas da obesidade

Uma alimentação de qualidade com uma dieta equilibrada é essencial para evitar a obesidade. “Os hábitos alimentares têm grande influência no aumento de peso. Com tempo reduzido para comer devido a rotina acelerada e o consequente aumento do consumo do fast food, recebemos uma bomba calórica em nosso organismo”, afirmou o especialista em gastroenterologia e nutrologia Bruno Sander.

Essa aceleração da sociedade também contribui para noites mal dormidas que contribuem para obesidade. “A falta de um horário fixo para dormir, o aumento do estresse ocasionado pela rotina e o tempo no celular contribuem para a baixa qualidade do sono, que influencia diretamente no funcionamento do organismo em relação às gorduras” afirmou o especialista.

Tratando a doença

A obesidade traz riscos à saúde, colaborando para o aumento de doenças como diabetes e hipertensão.  Por isso, é importante investir em uma mudança radical de hábitos para ter melhor qualidade de vida. “A reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos são etapas necessárias para perder peso. A orientação profissional durante esse processo ajuda o paciente tratado a escolher a melhor estratégia que resultará na melhora da condição que ele se apresenta”, afirmou Bruno Sander.

 Fonte: Bruno Sander Queiroz, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia, nutrologia e tratamentos de obesidade. É médico e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br).


comentários