Como a geração de energia fotovoltaica pode levar economia para as empresas

Embora os custos para instalação de energia solar tenham apresentado redução de 70% nos últimos dez anos, muitas pessoas ainda consideram um investimento alto a ser feito e, por desconhecerem as vantagens da geração de energia limpa, acabam não aderindo a essa nova tecnologia.

Porém, a verdade é que, após a instalação de um sistema completo de energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar, o retorno do investimento passa a ser quase que imediato, pois é possível até mesmo zerar o consumo na rede distribuidora, o que pode trazer um retorno de até 95% na conta de luz todos os meses, durante os 25 anos de vida útil do sistema. De acordo com o especialista em Energia Fotovoltaica e diretor da Insol Energia, Gustavo Silva, “a conta de luz só não zera totalmente porque o consumidor continua pagando pela taxa de disponibilidade e uso da rede, como qualquer outro consumidor de energia.”

Além disso, instalar energia solar em uma empresa protege o empresário da inflação energética em que vive o nosso país. Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, os preços da energia sobem a índices mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA. De acordo com Gustavo, “infelizmente esse é um problema que vai continuar incomodando quem não tem a geração limpa, pelo menos nos próximos anos.”

INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

Para a instalação dos painéis fotovoltaicos, é preciso ter um local adequado, de preferência virado para o norte e sem sombreamento. Segundo o especialista, “o primeiro passo é dar entrada na agência do memorial para aprovação, depois de aprovada, é necessário comprar o equipamento e a partir daí é realizada a montagem e a troca do medidor de energia para ligar o sistema”.

SUSTENTABILIDADE

Esse é um dos motivos que levam algumas das mais importantes empresas do mundo a investirem na geração elétrica solar. Gustavo explica que “com o aumento do aquecimento global e a ameaça do fim de recursos naturais, os consumidores, mais do que nunca, demandam soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos das empresas”.

Fonte: Gustavo Silva, especialista em energia solar e diretor da Insol Energia.


comentários