Falta de organização é a principal falha entre os brasileiros. Empresários ainda erram em sua gestão

Sem planejamento, muitos empresários começam um negócio sem conhecer seu público-alvo, fornecedores, a concorrência, os custos fixos e variáveis do seu caixa e acabam fechando as portas antes que seu empreendimento complete dois anos. Por isso, um planejamento financeiro eficiente é a melhor forma de conquistar seus objetivos.

Quando olhamos para as finanças pessoais, muitos brasileiros ainda pecam na forma de cuidar do seu dinheiro e com sua gestão. Assim, preferem simplesmente tomar as decisões a partir de “contabilidades mentais’’ e acabam em constantes prejuízos.

Ao aprender como fazer um planejamento financeiro, você se aproxima de suas metas, das mais simples às mais ousadas. Dessa forma, descobre como fazer o dinheiro trabalhar a seu favor.

Para começar a montar um planejamento financeiro pessoal, o primeiro passo deve ser reunir o maior número de informações possíveis sobre a sua realidade financeira.

Para Sílvio Azevedo, CEO da AZV Investimentos, separar extratos de conta corrente e de investimentos, comprovantes de compras, de renda entre outros documentos que podem ajudar na primeira análise da sua situação financeira. O autoconhecimento financeiro é fundamental nestes casos, muitos não analisam as contas mensais pois se sentem incomodados e não dispostos a mudanças.

“O objetivo, tanto para empresas quanto pessoas físicas, é elaborar esse planejamento de forma adequada e, principalmente, de forma realista. Muitos não querem ver a verdade que está na frente, endividam-se e acabam quebrando a PF e a PJ’’ afirma Sílvio.

E para 2021, como fica?

Com base no ano de 2020, onde passamos por um cenário de incertezas, endividamento, desemprego e muitas vezes gastos acima do previsto , separamos dicas que podem ajudar aqueles que querem regularizar suas finanças, ou para quem precisa tirar suas contas do vermelho.

Aprenda a lidar com o dinheiro. Para boa parte das famílias, falar de finanças pessoais sempre foi um tabu. Por isso, devemos conversar sobre dinheiro e planejamento financeiro, só assim formaremos pessoas que vão poder usufruir do presente e do futuro com sabedoria;

Ajuste os seus hábitos para montar um bom planejamento financeiro pessoal. Essa mudança nos hábitos é essencial para quem busca um estilo de vida pautado na educação financeira.

Começar a abandonar consumos simplesmente por status pode ser uma boa ajuda. Uma dica para esse final de ano a ser pensada em 2021 é o gasto consciente. Vai receber o 13º? Certifique-se de colocar na frente a compra ou pagamento aquilo que for de fato necessário, deixando os luxos para depois. Lembrem-se, em JANEIRO temos muitas contas para pagar!

Ao aliviar contas pendentes, fica mais fácil correr atrás de seus objetivos com um pouco mais de liberdade.

Faça a previsão do orçamento. Essa é fundamental para empresários, microempreendedores e pessoas físicas. A previsão orçamentária é imprescindível para o sucesso de um planejamento estratégico financeiro.

Essa previsão é essencial para subsidiar as principais informações relativas às necessidades de fluxo de caixa. Sem ela, suas decisões tendem a não funcionar.

Saber qual é a previsão de faturamento para os próximos meses é crucial. Só assim consegue-se considerar as metas pessoais de crescimento, metas de venda da sua equipe comercial.

O foco aqui é garantir que a previsão seja feita de forma realista e factível. Assim, os riscos de errar em seu planejamento estratégico financeiro diminuem.

Economize seu dinheiro periodicamente. Guarde, mesmo que pouco guarde. Foque primeiramente em ter uma reserva de emergência, planeje-se para juntar de 3 a 6 meses das suas despesas.

Use aplicativos para o controle financeiro. Quem curte explorar aplicativos, várias opções podem ser utilizadas para o planejamento e controle financeiro pessoal ou empresarial. Separamos três que podem ajudar. Confira:

GuiaBolso: O GuiaBolso é um dos principais aplicativos de finanças pessoais do Brasil. O grande diferencial está na integração com os bancos, automatizando os controles financeiros de cada usuário

Finance: Aplicativo para gestão financeira, que possui, entre outras funcionalidades, recursos para o controle de contas bancárias e cartão de crédito

Contas Online: O Contas Online é uma plataforma brasileira e gratuita para fazer o controle financeiro empresarial ou pessoal. É acessado pelo navegador e conta com uma versão mobile

Fonte: Sílvio Azevedo, administrador de empresas, com ampla experiência no setor bancário e consultoria, especialista em mercado e educação financeira. Membro do MDRT (Million Dollar Round Table). É diretor e fundador da AZV Investimentos (azvinvestimentos.com.br / Redes Sociais: @silviocazevedo)


comentários