Além dos aluguéis, moradias compartilhadas também estão em alta

No último ano, com a pandemia da Covid-19, a exigência de um local específico e confortável para trabalhar tem sido algo comum entre as prioridades dos cidadãos.

Isso porque com o maior número de pessoas em casa e também trabalhando remotamente, um bom local para realizar o trabalho deve ser prioridade e, algumas pessoas buscam locais que sejam também confortáveis e com ambiente externo mais amplo, a fim de aproveitar o tempo em casa, que se tornou maior nessa pandemia.

De acordo com dados da revista Exame, em agosto de 2020 o Google apontou o crescimento de 110% na procura pela palavra “churrasquinho” em relação ao mesmo período do ano anterior. As palavras “piscina” e “varanda” também tiveram o aumento de 93% e 63%, respectivamente.

A especialista em imóveis Arlene Gomes explica o porquê disso: “Com o distanciamento social, a relação com o lar trouxe muitos novos significados e necessidades funcionais, pois ele passou a ser local de trabalho, estudo e até mesmo exercícios. E isso se deu pela necessidade das pessoas a assumirem as tarefas domésticas, planejar mudanças nos ambientes ou cuidar mais da família, por exemplo”.

Mas para aqueles que a saída é mesmo procurar uma nova casa para morar e optaram pelo aluguel no primeiro momento, é importante saber como funcionam as regras do local e quais são os seus direitos.

Confira os principais:

Firmar um contrato de locação: Isso garante que os direitos do locatário serão respeitados e mediará a relação com o locador, evitando problemas futuros. Entre os pontos abordados no documento do contrato, devem constar obrigatoriamente o valor do aluguel, as datas e formas de pagamento, o tempo de aluguel, as regras e sanções (em casos de condomínios) e a lista de itens presentes no imóvel.

Respeitar as regras e diretrizes do local: Essa dica é importante pois é comum as pessoas buscarem fazer mudanças no interior do imóvel, mas tudo deve ser perguntado e solicitado ao dono antes de realizar.
Quer fazer uma mesa nova para trabalhar, ou colocar uma televisão na parede da sala ao invés de usar um rack convencional? Solicite ao dono se essa mudança é possível, pois para essas ocasiões serão necessárias intervenções na parede do local.
“Na maioria dos casos, é comum que os donos permitam algumas mudanças, desde que na hora de entregar a casa ou apartamento, essas alterações sejam corrigidas, como fazer uma pintura na área alterada ou tapar os buracos com gesso”, explica Arlene.

Visitar o imóvel antes da locação: O locatário tem o direito de visitar o imóvel antes de fechar o negócio, para verificar se todos os pontos tratados no anúncio estão realmente de acordo com o que foi mostrado.

“Viu que na foto tem uma piscina, mas chegou na hora e viu que ela era bem menor ou bem maior do que parecia? Nesse caso, pode ser a hora de você falar no momento se quer ou não ficar com aquele local”, alerta Arlene, que completa, “explicar quais são as suas preferências e o porquê de não ficar com o local pode ser uma ótima saída para você não correr o risco de ficar insatisfeito com o passar do tempo”.

Fonte: Arlene Gomes, especialista em mentorias de gestão ágil (OKR) para imobiliárias.


atualizado em 05/02/2021 - 09:57

comentários