Em meio à pandemia, as pessoas aprenderam a importância do consumo consciente

Não é novidade que a pandemia do novo Coronavírus fez a renda de muitas famílias reduzir. Com isso, houve uma mudança nos hábitos, incluindo a forma de consumo que passou a ser mais consciente. Esse cenário foi propício para a crescente procura dos brechós, tanto para compra quanto para venda.

De acordo com o Sebrae Minas, só no estado, a quantidade de empreendedores inscritos como MEI (Microempreendedor individual) no segmento de compra e venda de objetos usados passou  de 1.900, número antes da pandemia, para mais de 2.300 (+20%), em julho, sendo que a capital mineira concentra maior volume (490). Além disso, há em torno de 350 micro e pequenas empresas (MPE) atuando na área em Minas.

Vivian Deus é proprietária da rede de franquias Joaninha Brechó Infantil e revela que percebeu aumento de clientes durante a pandemia. “Trabalhamos com roupas para faixas etárias de 0 a 16 anos. Desde o ano passado, a procura pelos nossos produtos aumentaram. Também percebemos o grande fluxo de pessoas que pretendem vender aquelas peças que não usam mais”, conta.

Aderir e apoiar o trabalho de brechós ajuda a promover o consumo consciente e sustentável. “Revendemos produtos usados e seminovos em boas condições de uso. O consumo consciente tem como objetivo consertar, transformar e reutilizar, com o foco no bem estar do planeta e da sociedade, e lembre-se o modo como consumimos reflete quem somos”, explica.

Além disso, comprar em brechó pode ser uma ótima opção para pais com filhos pequenos que são reféns dessas trocas recorrentes. Na Joaninha Brechó, franquia com 20 unidades em Minas Gerais e uma no estado de São Paulo, os produtos adquiridos na loja podem ser trocados por outros depois, o que estimula a moda consciente e sustentável. “Isso garante que a peça trocada ainda será usada no futuro por outra criança. E, como o nome já diz, no brechó, as roupas podem ser revendidas, e essa atitude pode contribuir para que o destino dessas vestimentas não seja em vão, beneficiando outros interessados”, afirma a proprietária.

Cuidados 

O Joaninha Brechó Infantil toma todos cuidados ao adquirir as peças, elas passam por um rigorosa avaliação para saber se estão aptas para o uso. “Tanto as roupas quanto os objetos e acessórios, para chegar ao consumidor em perfeito estado de conservação, para por uma criteriosa avaliação e além disso, temos a garantia de trocas e devoluções. “O brechó infantil evoluiu, e além de economia, conta com variedade e qualidade. Esse segmento também vem se adequando à oportunidade de comprar sem sair de casa, com comodidade e segurança”, finaliza.

Fonte: Vivian Deus, empresária e fundadora há 8 anos da loja Joaninha Brechó Infantil.


atualizado em 21/09/2021 - 11:14

comentários