Crédito: Divulgação. 

Especialista compartilha dicas para ter uma gestão financeira pessoal eficaz

O brasileiro ainda não tem a cultura da educação financeira, que deveria ser ensinada desde a infância. Como resultado, muitos adultos sentem-se perdidos quando o assunto é a gestão de seu próprio dinheiro, pagamentos e gastos. Atualmente, é possível contar com a tecnologia para mudar esse cenário.

A diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, explica que quando o assunto é gestão financeira pessoal, cada um deve perceber algumas questões básicas. “Gastar mais do que se ganha é o primeiro grande problema da gestão financeira e isso não pode acontecer. Chegar ao fim do mês sem o valor necessário para arcar com todas as despesas é uma questão importante a se resolver. É preciso ter reservas para emergências e para planejamentos futuros”.

Ela também conta que o mais importante é entender de onde vem o dinheiro e para onde ele vai. Para isso, os aplicativos de instituições financeiras, inclusive de cooperativas de crédito, ajudam, uma vez que é possível identificar todos os depósitos e pagamentos. “Quando desenvolvemos o aplicativo Unicred Mobile, por exemplo, reunimos o máximo de informações possíveis para que o cooperado tenha mais controle de todas as suas operações. Nele, a pessoa faz o pagamento de suas contas, transferências, antecipa recebíveis, escolhe seus investimentos e tem atendimento via chat, além de acessar o Clube de Benefícios com descontos exclusivos em diversos parceiros”, explica.

As faturas digitais também ajudam a entender gastos que podem ser cortados. Os gastos recorrentes muitas vezes pesam sem que isso seja percebido, já que a cobrança no cartão de crédito é automática. É o caso de streamings de vídeo ou música, clubes de bebidas, recargas de celular programadas, dentre outros. Será que todos esses custos são realmente necessários? O que pode ser cortado ou reduzido para economizar?

Outra forma de utilizar a tecnologia a seu favor é aproveitar os aplicativos de pesquisa de preço para economizar, identificando qual loja oferece os melhores valores pelos mesmos produtos. “Até mesmo os apps de delivery de compras podem ser aproveitados, já que permitem identificar o supermercado que pratica os preços mais baixos e concentrar os gastos ali. Fica a dica para sempre que possível, utilizar o cartão de crédito com responsabilidade, pois com ele o usuário pode pontuar em programas, e trocar seus pontos por vários benefícios, inclusive crédito na fatura, entre outros. É o caso do Único, programa de Recompensas da Unicred”, completa Carolina Ramos.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. A Unicred conta atualmente com quatro Centrais, 34 Cooperativas, 279 unidades de negócios e mais de 225 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte. A central possui 11 singulares, 101 pontos de atendimento, e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do Distrito Federal.


atualizado em 30/09/2021 - 15:50

comentários