Programa da Academia Mineira de Letras aborda interseções entre Literatura e Psicanálise. Encontro estará disponível a partir do dia 30/10

Laura Erber é uma artista que transita entre a literatura, artes visuais e educação e pela riqueza de suas obras e temas será a convidada do próximo “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, projeto da Academia Mineira de Letras.   A entrevista “Espécies de Contágio – Um encontro com Laura Erber acontece no dia 30 de outubro, às 10h, no YouTube da AML, e conta com participação da artista e das psicanalistas Lucíola Macêdo (curadoria), Cristiane Grillo e Fernanda Costa.

A atividade ocorre no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A imensa diversidade, multiplicidade e riqueza produção artística e intelectual de Laura Erber será o ponto de partida do diálogo realizado nesta edição do Lacan. A autora estabelece uma fecunda conexão entre os campos das artes visuais, literárias e a política e entre palavra, traço e imagem.

As participantes têm o interesse de elucidar o fio que atravessa as diferentes manifestações e suportes através dos quais a poesia se presentifica, em seus múltiplos processos de criação a partir da leitura de algumas das suas principais obras.

O evento transcorrerá sob a forma de um diálogo com a autora. Sua produção poética, artística e intelectual será o horizonte a partir do qual os fios serão tecidos para uma conversa entre a psicanálise e sua obra.

Em 2001 Laura Erber recebeu o prêmio Nova Fronteira de melhor adaptação livre da obra de João Guimarães Rosa. Em 2013 realizou o curta-metragem Diário do sertão, onde o sertão é assumido pela diretora como um espaço de produção de linguagem: “nesse filme, o sertão aparece mais como um espaço mental/sensorial de criação do que como um objeto documental, ou como lugar geograficamente circunscrito”.

O programa Lacan na Academia – Conversando com a Literatura propõe as interseções entre a literatura e a psicanálise e é realizado desde 2018, com diversos convidados.

Sobre as palestrantes:

Laura Erber nasceu em 1979 no Rio de Janeiro, atualmente reside em Copenhague, onde trabalha como professora visitante na Copenhagen University (KUA). É artista visual, poeta, crítica, romancista, ensaísta, artista visual, tradutora, editora e professora. De sua produção em poesia, destacam-se: Insones (7Letras, 2002), Os corpos e os dias (Editora de Cultura, 2008), Vazados & Molambos (Editora da Casa, 2008), Bénédicte vê o mar (Editora da Casa, 2011), Bénédicte não se move (e-galáxias, 2014), A Retornada (Relicário, 2017), Theadoro Theodor (Quelônio, 2018).

Lucíola Macêdo é psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, Pós-doutorado em Psicanálise e Sociedade (PUC-MG), Doutorado em Psicanálise (UFMG), Curadora do “Lacan na Academia”.

Cristiane Grillo é psicanalista, professora titular da Faculdade de Medicina da UFMG. Residente do Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares da UFMG.

Fernanda Costa é psicanalista, Mestrado em Psicanálise (UFMG), integrante da atual equipe do “Lacan na Academia” da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-MG), em Parceria com a Academia Mineira de Letras (AML) no período vigente de 2021-2023.

SERVIÇO:

Palestra “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura – Espécies de contágio – um encontro com Laura Erber” – com Laura Erber, Lucíola Macêdo (coordenação e curadoria), Cristiane Grillo e Fernanda Costa.

Data: dia 30 de outubro, às 10h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


comentários