Muitos negócios fecharam as portas por conta da crise do novo coronavírus desde 2020. No franchising, foi a partir do final do ano que as franquias começaram a demonstrar os sinais de recuperação, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Espírito de equipe e histórias de empreendedores e empresas que tiveram bons resultados, mesmo na adversidade, estão neste segmento de franquias: a Rede Reviva – empresa de Varejo com fim social voltada para abastecimento de água, geração de renda e desenvolvimento comunitário para comunidades da África e Brasil – abriu sua circular de oferta de franquia, apresentando uma nova maneira de investimento em um dos mercados que mais crescem no mundo – o sustentável e com propósito.
De outubro para cá, foi aberta a primeira franquia da marca, em Florianópolis, e ainda neste segundo semestre acontecerá a abertura da segunda, em Curitiba. Para o ano de 2022, Bruno Silvestre, um dos fundadores da Reviva, antecipa que será aberta a terceira loja franqueada no ABC Paulista.
“Nas semanas iniciais de operação, esta primeira franquia da Casa Reviva teve vendas 30% acima das projetadas, revelando o grande potencial da região”, comemora Bruno.
Longe de trabalhar no automático, o processo de franqueamento é mais lento do que a média de velocidade do mercado, uma vez que entre o perfil dos franqueados, a primeira atitude da franqueadora não é apenas olhar se o potencial franqueado tem o investimento. “Isto é parte do todo. O principal dentro da avaliação é a disposição das pessoas de fazer transformações maiores do que a eles mesmos, trazendo muito além de um negócio com grande potencial, mas explorando de maneira genuína o potencial humano de cada um”, conta Bruno.
Em Campo
O franqueado vive momentos de conexão com o projeto e com as pessoas assistidas, como forma de entender a razão pela qual a marca existe e o que este franqueado ajudará a construir. Uma das atividades do cronograma, por exemplo, é a visita e imersão de dois dias dentro do projeto social que a Reviva sustenta no Rio de Janeiro, em Jardim Gramacho.
O impacto dessa visita no primeiro franqueado do Sul foi tanto que ele construiu uma casa para uma das mães que têm os seus filhos na escola da Rede. “Ela tinha acabado de perder tudo em um incêndio e quando a Cláudia, responsável por nossa escola relatou isso, o empreendedor se disponibilizou em custear a construção da nova casa”, alegra-se Bruno Silvestre, que teve mais uma vez certeza de que estava no caminho certo.
Outro diferencial da Franquia da Casa Reviva é o grau de acompanhamento da franqueadora com o franqueado, acompanhado em todas as etapas, tanto nos direcionamentos estratégicos, reforma com equipe própria, condução do primeiro pedido de vendas, análises das semanas iniciais e um pacote inicial de comunicação para gestão dos canais e implementações da tecnologia.
De acordo com Bruno, isso tudo acontece em nome da sustentabilidade dos recursos. Não é porque o franqueado possui recursos que deixam de lado o reaproveitamento do que for possível nas lojas. “Trabalhamos em um lixão e sabemos para onde vai o descarte da construção civil e quantas vidas isso prejudica”.
REDE REVIVA
O objetivo da Casa Reviva é ter pessoas com essa visão de desenvolvimento humano. Os franqueadores querem acompanhar a cadeia e os processos para não perderem a essência da marca. “Mais que um franqueado, temos parceiros e acompanhamos diariamente para ajudá-los a conduzir um negócio de sucesso financeiro, social e sustentável em todos os aspectos”, afirma Bruno com a alegria de quem tem controle de todos os serviços prestados para o franqueado, garantindo otimização de recursos dentro do que prezam e usam para as lojas próprias.
A Rede Reviva comanda as marcas “Voz” e a “Sinta-se em casa” (marca própria de produtos de decoração e bem-estar que surgiu em seguida) e ajudam a manter 150 marcas conscientes, de várias regiões do Brasil, cujos produtos também estão à venda nas lojas da Casa Reviva, presentes em shoppings importantes de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 2020, a Rede reportou crescimento de 80% com abertura de três novas lojas. Para 2021, há expectativa de 70% de crescimento em vendas totais.
atualizado em 06/10/2021 - 09:53